domingo, 17 de janeiro de 2010

Paisagismo e identidade


Definir como será o jardim de uma casa não é tarefa fácil. Elementos com estilo da casa, perfil do morador, ritmo de vida, clima da cidade, luminosidade do local, escolha de plantas e ambientação do espaço, são alguns itens que devem ser colocados no papel antes de visualizar os contornos deste ambiente. "O paisagismo é capaz de transformar uma construção, ele é a maquiagem final".

O primeiro passo é pensar nesta área já na edificação da casa. O projeto do jardim deve ser incorporado ao restante da casa, não pode ser decidido depois, para não haver o risco de ter uma casa perfeita, mas com jardins pequenos demais, simples e sem identidade.

O próximo passo é seguir o estilo do projeto, definir a localização e verificar o gosto do cliente. A escolha certa do lugar do jardim, o clima, a luminosidade e o tipo de planta que irá compor o visual são pontos primordiais para o sucesso do espaço.

As plantas são capazes de transformar o ambiente. Um local sem graça e com pouca 'vida' pode virar um jardim charmoso, elegante e convidativo. Isso também depende da escolha certa dos elementos decorativos. Esse espaço é capaz, inclusive, de mexer com os sentidos, estimular boas sensações, confortar os olhos e relaxar a mente, por isso, deve ser muito bem planejado.

Todas as etapas são importantes, desde as características do solo, o preparo da terra, porte das plantas, o manuseio das mudas, a manutenção do jardim, a praticidade na escolha dos itens, são etapas que parecem simples e indispensáveis, mas não podem ser esquecidas.

Atenção aos detalhes, eles fazem a diferença. Um dos segredos é trabalhar com contrastes. Folhas e flores com tons e geometria diferentes, mas sempre que o ambiente permitir, não existe uma tendência nessa área e que o importante é adequar o projeto ao perfil e ritmo de vida dos moradores.

Mesmo que a pessoa não possa investir num jardim, é importante ter ao menos alguns vasos de plantas na casa. O verde harmoniza o local, deixa-o mais acolhedor e humano, portanto, traga a natureza para dentro dos ambientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário