terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A chegada da primavera


Há espécies de plantas, como as primaveras e azaléias, que florescem durante o inverno, quando atingem o máximo de sua beleza. São entretanto exceções pois a maioria das plantas permanece em repouso nos meses mais frios, pedindo cuidados especiais para recomeçarem um novo cicio de vida.

A chegada da primavera é o momento ideal para aparar ramos de plantas floríferas, podar raízes, trocar de vasos, tirar mudas de plantas perenes e semear as espécies anuais. Sem contar que você não deve esquecer de tratar o solo de canteiros e vasos, aplicando fertilizantes que asseguram um rápido e saudável desenvolvimento dos novos brotos.

Cuidando da terra, os brotos crescem fortes

Se você pretende reenvasar suas plantas, é uma ótima oportunidade para renovar totalmente o solo. Mas no caso de mantê-las no mesmo recipiente ou no canteiro do jardim, basta fazer um tratamento parcial. Acrescente ao solo um pouco de adubo orgânico (estrume de curral, resíduos vegetais ou farinha de ossos), para ser assimilado lentamente pelos vegetais.

Quanto aos vasos que permanecem dentro de casa, é preferível usar um adubo químico, que também é eficiente, não apresenta cheiro desagradável e evita o aparecimento de insetos. Eles são preparados com diversas concentrações, mas os mais indicados para folhagens e plantas floríferas em geral obedecem à fórmula 6-12-6 (6 partes de nitrogênio, 12 partes de fósforo e 6 partes de potássio).

Para renovar o solo de seu vaso por completo, você vai ter que fazer uma mistura adequada ao tipo de planta que está tratando. Em caso de dúvida, é melhor optar pela mistura clássica de solo, que pode ser encontrada em qualquer loja especializada em jardinagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário