terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Cuide da saúde de suas plantas


É muito fácil cuidar de um jardim, mas os jardineiros e entendidos fazem um tal mistério que, por vezes, uma pessoa sem prática desanima ao ver murchar ou morrer uma ou outra de suas plantas.
Mas, se você assimilar alguns conselhos práticos, verá que depois de algum tempo eles passarão a funcionar automaticamente e seu jardim começará a ser bem cuidado.

Veja aqui como regar
Quando molhar os canteiros não dirija jatos fortes de água sobre o chão próximo das raízes das plantas. Se elas forem superficiais você poderá desenterrá‑las ou deixá‑las expostas, o que prejudicaria a planta.

Depois de muitos dias de seca, quando as folhagens se mostram cheias de pó, espere o pôr-do-sol e dirija jatos finos de água sobre as folhas das plantas até que fiquem bem limpas. Use de preferência um vaporizador. Jamais molhe as plantas por cima quando houver sol, pois podem murchar e amarelecer.

No inverno, cuide de molhar as plantas de interior mais delicadas com água na temperatura ambiente. Nunca regue as plantas com água muito fria.

Os adubos e venenos
Não coloque adubo junto às raízes ou folhas das plantas. Faça um sulco ao redor, não muito profundo, despeje o adubo ali. Regue logo depois. Adubos líquidos devem ser aplicados sempre em terra previamente molhada.

Ao comprar um produto para combater as pragas que costumam assolar os jardins procure sempre ler e seguir as instruções da embalagem. O mesmo veneno que mata gafanhotos não serve para acabar com as formigas, pulgões, besouros e tatuzinhos. Para lesmas use veneno em iscas que deve ser colocado onde aparecerem os rastros das lesmas. Não molhe a terra onde colocou o veneno por 24 horas para não atenuar ­seu efeito.

Um velho costume que dá resultado é jogar água-de-fumo sobre os pulgões das roseiras, coléus e violetas. Proceda da seguinte forma: pique cigarros ou fumo de rolo e coloque os pedacinhos numa vasilha com água. Depois de dois dias, o fumo estará curtido. Coe o caldo num pano e passe a mistura com cotonetes sobre os insetos, que desaparecerão imediatamente.

Os meses sem “r"
Uma maneira simples de saber quando se devem podar as plantas é recorrer à sabedoria popular. É ela quem ensina que a época mais indicada são os meses sem "r" maio, junho, julho e agosto, quando os dias são mais curtos e há menos luminosidade.

Além disso, nos meses de inverno as plantas se retraem, ficam em descanso e por isso, a seiva circula menos. Dai a razão de ser esta a época destinada à poda. No fim do inverno elas começarão a brotar para florir na primavera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário