domingo, 17 de outubro de 2010

Congéia - Congea tomentosa

Nome Científico: Congea tomentosa
Nome Popular: Congéia, Côngea
Família:
Verbenaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Índia, Malásia, Burma, Tailândia
Ciclo de Vida:
Perene

A congéia é uma trepadeira de ramagem lenhosa, ramificada, conhecida no mundo todo devido ao seu florescimento decorativo. Suas folhas são elíptico-ovaladas, opostas, tomentosas (pilosas), perenes, de cor verde clara e com nervuras bem marcadas. No fim do inverno e início da primavera a congéia floresce, exibindo numerosas flores brancas, pequenas e discretas, mas cada uma circundada por três brácteas em forma de hélice, muito vistosas e duráveis, que mudam de cor gradativamente, do rosa para o roxo e posteriormente para o cinza, ao longo de várias semanas. A floração é tão densa e abundante que mal se pode ver a folhagem.

A congéia é uma trepadeira muito vigorosa e exuberante, com textura delicada. Apesar de tropical, ela se encaixa em diferentes estilos de jardins, e pode cobrir cercas, grades, caramanchões, pérgolas, pórticos e coroar muros. Também pode ser conduzida como arbusto e cerca-viva. As podas, realizadas após o florescimento, auxiliam na formação e contenção da planta e estimulam seu adensamento. Os ramos floridos da congéia podem ainda ser utilizados como flor-de-corte em buquês e arranjos florais.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. Para plantio em renques se recomenda a distância mínima de um metro entre as plantas. Trepadeira tipicamente tropical, aprecia o calor e não tolera geadas ou nevascas. Em países de clima temperado deve ser protegida no inverno em estufas. Multiplica- se por estaquia ou alporquia, após o florescimento, ou por sementes.

18 comentários:

  1. como posso cultivar congéia em vaso?
    grata
    ruthcristina64@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. As congéias podem ser cultivadas em vasos, desde que sejam vasos espaçosos e com boa resistência, pois elas deverão ficar espostas ao sol e até mesmo à chuvas. sendo assim, opte por vasos de cimento ou de cerâmica maiores e que sejam impermebealizados pela parte interna. Bom cultivo e qualquer dúvida estarei à disposição.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Edinho!

    parabéns pelo seu blog. Muito elucidativo!
    Preciso de um conselho seu: estou construindo uma casa num condominnio no Recreio, RJ., onde vou montar o meu ateliê e meu show room. Tenho um restaurante em Penedo, sou chef de cozinha e artista plástico (www.restaurantevernissage.blogspot.com).
    Perguntas: Quais as plantas que posso plantar numa jardineira no 2° andar, varanda, para formar uma cortina sobre o jardim, que dêm flores e não sejam muito comuns. Sol forte, da tarde!
    2- Ao lado tem dois vasos grande de cimento, quais as palmeiras que ficariam bem ali? Que gostem de sol e não cresçam muito.
    Grato,
    Franklin Guanabarino

    ResponderExcluir
  4. ola, qual a melhor trepadeira para pergolados?

    ResponderExcluir
  5. Oi edinho. Tenho uma congea de uns 2 anos plantada num canteiron muito profundo mas que flores e lindamente. O problema são as folhas SEMPRE queimadas na ponta!! Já tentei molhar mais... Molhar menos... Agora p exemplo as flores cairam e ela ta carequinha c poucas folhas e queimadas...( so as folhas super jovens sao 100%verdes.. Logo logo ficam c pontas queimadas. To no rio de janeiro O sol é o da manha. Obrigada p responder! Se quiser mando foto. Roberta vieira
    robjota@aol.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com devo plantar minha congea no solo.

      Excluir
    2. acho que a falta de nutrientes pode ser a solução! Já tentou colocar um pouco de adubo nitrogenado ou orgânico?

      Excluir
  6. Erro: o canteiro NÃO é profundo. Tem um palmo apenas. E comporta grama amendoin e ixorias ao lado da congea.
    Obrig
    Roberta ( ai de cima)

    ResponderExcluir
  7. Oi Edinho, parabéns pelo blog.
    achei linda a congéia quando estive em Bragança Paulista e vi em um muro em uma casa de esquina, estava fascinante. tenho vontade de plantar em um pequeno jardim na minha casa, como posso sustentá-lá? ja que nao vou colocar no muro ou pergola?/ grata - Paula

    ResponderExcluir
  8. Paula posso responder c minha experiencia?
    A paisagista colocou a minha no canto na base da parede onde eu queria formar um arco( s vc m der seu email eu mando foto).. E colocou arames para conduzirmos os fujoes. Ela esta maravilhosa so q se n prestarmos atencao os fujoes fogem pra onde kerem!! Rsrs sao super rebeldes! Mas amo a minha!
    Meu email p perguntas e se kiser, fotos
    Robjota@aol.com

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite Edinho,
    Tenho uma congea faz um ano e meio ela não passa de 70cm. Você acha que é porque ela está num lugar sombreado, não tem sol diretamente. Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Muito bom. Mas esse é a terceira página da web que apresenta exatamente o mesmo texto. Acho que seria mais ético indicar a fonte, principalmente se vc publica "criação de Fulano, direitos reservados" lá no começo...

    ResponderExcluir
  11. Olá fiz uma poda drástica na minha congeia e estou com medo ,da planta não brotar , o q posso fazer pra salva la

    ResponderExcluir
  12. Olá. A congeia pega de galho, sem raiz? Obrigada

    ResponderExcluir